Olá pessoinhas...
Hoje acordei pensando no que postar aqui hoje e achei bem legal postar sobre Distensão Muscular. Vou tentar fazer um resume para ficar bem claro...!!!
Distensão muscular é um rompimento das fibras musculares. Todos os músculos têm uma capacidade elástica limitada. Se esse limite for ultrapassado, acontece o que se conhece como distensão muscular. Não acontece apenas entre os atletas profissionais, que têm os músculos exigidos diariamente, mas também entre os iniciantes.
Sem uma preparação física ideal, a musculatura enfraquece e tem maiores chances de sofrer uma distensão.
A má alimentação é uma das causas da distensão muscular porque a falta de proteínas e de ferro limita a elasticidade e a capacidade muscular. A dica é comer de tudo um pouco.
Tipo de Distensão:
1º Grau - é a mais comum. Acontece quando há um estiramento das fibras musculares. Normalmente, a pessoa continua em atividade, mesmo sentindo um pouco de dor. A sensação intensa de dor costuma aparecer no dia seguinte, quando o corpo esfria. Se um indivíduo está há muito sem praticar exercícios e decide forçar as atividades nos primeiros dias corre o risco de sofrer distensões em vários músculos do corpo ao mesmo tempo.
Recuperação: cerca de 5 dias.
2º Grau - quando uma maior quantidade de fibra é rompida. Durante a atividade física o indivíduo sente como se recebesse uma pedrada na perna - ou tem a sensação de que tem algo rasgado no músculo. E realmente tem. Na mesma hora, o indivíduo interrompe a atividade física.
Recuperação: cerca de 10 dias.
3º Grau - caso mais crítico. Há uma rutura completa do músculo. É a mais incomum, acontece em menos de 1% dos casos. A cura só é possível com cirurgia. A dor costuma ser ainda mais violenta do que as de primeiro e segundo graus. O indivíduo pára de imediato e, muitas vezes, não tem condições de movimentar a região do corpo onde houve a lesão.
Recuperação: cerca de 21 dias.
Tratamento:
Depois da distensão, a primeira coisa a se fazer quando acontece uma distensão, é o repouso do músculo afetado. Continuar a movimentá-lo pode agravar a lesão e aumentar a dor. A segunda a se fazer é colocar gelo no local. O gelo, além de inibir os impulsos nervosos que conduzem a dor, impede a ida de maior quantidade de sangue para o local lesado. Assim, o edema (inchaço sem sangue) e o hematoma (mancha roxa) não aparecem. Aplicar o gelo durante cerca de 30 minutos de duas em duas horas. Os trinta minutos são necessários para deixar a pele a 10 graus centígrados, quando o gelo começa a fazer efeito.
A aplicação de compressas quentes só deve ser feita depois desse tempo, para complementar o tratamento. Mas nunca imediatamente após a lesão. “O calor aumenta o inchaço e o sangramento”. Além do gelo, é necessário tomar analgésicos e antiflamatórios, depois é só correr para um fisioterapeuta para iniciar o tratamento com termoterapia, hidoterapia, crioterapia e outros métodos.
Importante saber:
Quem sofre distensão muscular deve, na medida do possível, manter a prática de exercícios. A contração do músculo aproxima as fibras rompidas e acelera a cicatrização;
Estabelecer intervalos para tomar água durante os exercícios. Por exemplo, de 15 em 15 minutos interromper o exercício. Não esperar a sede chegar;
Não praticar exercícios em jejum;
É ideal que a prática de alonagamentos dure cerca de 45 minutos. O alongamento é muito importante antes e depois das atividades fisicas. precisamos informar ao nosso corpo que ele vai se exercitar... Por isso capriche nos alongamentos...!!!
Bom, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado.
Ah! não esqueçam de comentar e nem de me seguir...rs!
um bjinhoooo...!!!
1 comentários:
Nossa amiga, odeio fazer alongamento, por isso sempre me dou mal, obrigada pela dica, vou me cuidar melhor agora, rs!
bju
Postar um comentário
Olá, Sejam bem vindos ao Mundo da Becca, agora você faz parte dele e o deixa mais lindo. Volte sempre e obrigada por participar do meu mundo. ツ